Slideshow

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Double Dragon

A história de Double Dragon se passa em uma versão pós-apocalíptica da cidade de Nova York, cinco anos após uma guerra nuclear, onde gangues e facções criminosas tomaram o controle da cidade. Os protagonistas são Billy e Jimmy Lee, mestres em um estilo fictício de artes marciais conhecido como Sosetsuken (vagamente baseado no Jeet Kune Do). Um dia, a namorada de Billy, Marian, é seqüestrada nas ruas e os irmãos Lee recebem uma mensagem dos autores do crime, os Black Warriors, exigindo conhecer os segredos do Sosetsuken em troca da segurança dela. Os Black Warriors são a maior facção criminosa da cidade, liderados por Willy Mackey, que sempre empunha uma metralhadora. Na versão do NES, Willy aparentemente é apenas um testa de ferro, ao passo de que Jimmy é o verdadeiro líder, o Shadow Boss.


Essa é a premissa básica do primeiro jogo conforme estabelecido originalmente pela Technos do Japão, apesar de certos detalhes da trama mudar dependendo das versões dos games e das distribuidoras. O game não possui uma história que aos poucos vai se desvendando, apenas começa mostrando Marian sendo capturada inconsciente e levada pelos Black Warriors, com Billy e Jimmy surgindo da garagem no cenário de fundo, logo após o fato.

Versão Arcade

Billy e Jimmy enfrentam Abobo no final da primeira fase. A configuração dos controles da versão arcade é composta de dois botões de ataque, soco e chute, e também de um botão de pulo para combater inimigos ou saltar obstáculos. O jogador tem acesso a um repertório de técnicas apertando esses botões individualmente ou em combinação. Desses golpes, o mais notável é a cotovelada, que o jogador pode usar para nocautear os inimigos que vêm de trás. Por sua eficiência (durante sua execução, o movimento deixa o jogador temporariamente invulnerável, ninguém pode te atacar), a cotovelada foi usada excessivamente pelos jogadores e assim todos terminavam o game com certa facilidade, e devido a isso, sua eficiência foi reduzida nos games posteriores da série. Apertando o pulo e o chute simultaneamente, o personagem executa um salto com chute para trás, que não era tão eficaz quanto a cotovelada. Depois que o jogador socava ou chutava o inimigo duas ou três vezes, o inimigo era deixado em posição de embriaguez, o deixando vulnerável a um gancho, uma bicuda ou puxão de cabelo. Durante o puxão de cabelo, o jogador pode dar joelhadas uma após a outra na cara do inimigo ou arremessá-lo por cima do ombro. Linda, Abobo e Bolo não podem ser arremessados; Linda morre sem ficar "tonta", ao passo que Abobo e Bolo são grandes demais para o jogador "abraçar".

Alguns inimigos surgem munidos de armas como tacos de beisebol e chicotes. Outros carregam facas e dinamites e até os lançam em você. Eles podem ser desarmados e o jogador pode pegar as armas e usá-las contra eles. Também existem objetos grandes (como tambores de óleo, pedras e caixas de papelão) que podem ser usados em combate, jogando nos inimigos ou chutando em cima dos que estão se aproximando.

Há um total de quatro estágios, ou "Missões" como eles se referem dentro do jogo: na ruas da cidade, numa fábrica, numa floresta e no esconderijo dos Black Warriors. As primeiras três fases compreendem uma grande área, na qual o personagem simplesmente avança andando para o próximo nível automaticamente ao término de uma missão. Somente quando se chega ao quarto estágio que o jogo muda para um outro local. Algumas fases têm armadilhas que o jogador precisa superar, como por exemplo, buracos em pontes quebradas, esteiras e camas de pregos que podem matar o jogador na hora caso caiam sobre elas. A última fase conta com armadilhas mais elaboradas como os azulejos que se movem e que empurram o jogador e as estátuas de minotauro que golpeiam o jogador (assim como os inimigos também) com suas lanças.

Existem quatro tipos de capanga para o jogador enfrentar no decorrer do jogo: Williams, um facínora que traja jeans e regata; Roper, um bandido que usa calças com as cores combinando e colete, e também ombreiras com pontas; Linda, uma assassina que quase sempre aparece com chicote nas mãos; e Bolo, um careca gigante com a habilidade de arremessar o jogador pela tela. Há também três chefes: Abobo, uma versão com a cabeça trocada de Bolo que se move com maior velocidade que seu sósia e tem um ataque de tapa com as duas mãos; Jeff, uma versão com a cabeça trocada do seu personagem possuindo a maioria dos seus golpes; e Willy, o chefão, que vem com uma metralhadora que pode eliminar o jogador com um único tiro.

O aspecto único do jogo era seu final. Normalmente, se um jogador derrotasse Willy sozinho, Marian estaria livre e iria de encontro ao personagem (seja ele Billy ou Jimmy) e lhe daria um beijo, seguido dos créditos finais. Entretanto, se o jogador eliminasse Willy com um parceiro, o jogo forçaria ambos os jogadores a se enfrentarem. O jogador que matasse seu oponente ganharia a afeição de Marian e seria presenteado com um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário