Slideshow

Sobre o Mame

No dia 24 de dezembro de 1996, Nicola Salmoria começou a fazer um emulador para vários hardwares que mais tarde, em 1997, juntou em um só programa, batizado de Multi Arcade Machine Emulator - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Sua primeira versão oficial saiu no dia 5 de fevereiro de 1997 às 23:32 (+0100). Usando um driver de arquitetura portável e modular com uma filosofia de código aberto (open source), o MAME cresceu em proporções imensas. Com isso, qualquer pessoa que tenha um conhecimento específico em software, pode editar o MAME. Hoje existe dezenas de versões deste emulador, que vai desde sistema modificados para DOS à versões para WINDOWS32.



O MAME — Multiple Arcade Machine Emulator (Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade) — é o mais famoso emulador de jogos arcades (também conhecidos popularmente no Brasil como fliperamas). São mais de 3000 jogos suportados, incluindo os clássicos que marcaram época nas décadas de 70, 80 e 90.

Para que um jogo possa ser emulado no MAME é necessária a utilização de um arquivo chamado ROM, o conjunto de dados extraídos do chip original do arcade. Com estes dados, o emulador comporta-se como o hardware e reproduz o conteúdo da ROM no computador. Sendo assim, os jogos emulados não são meras simulações, mas sim cópias dos originais encontrados em fliperamas.

Fãs de arcades que ficavam horas e horas em frente a uma máquina de fliperama agora podem se divertir em seus próprios PCs! O propósito do programa é preservar a história destes arcades, impedindo que sejam esquecidos ou perdidos com o avanço da tecnologia.

Definições Tecnicas:

MAME significa Multiple Arcade Machine Emulator - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em
português. Quando usado em conjunto com arquivos de dados de um jogo (ROMs), o MAME irá reproduzir, mais ou menos fielmente, o jogo em um PC. O MAME pode emular mais de 8.000 jogos clássicos dos arcades dos anos 70, 80, 90 e 2000.

As imagens de ROM que o MAME utiliza são "descarregadas" de
chips de ROM das placas de circuito impresso dos jogos. O MAME então se torna o hardware para os jogos, tomando o lugar de suas CPUs e chips de suporte originais. Portanto, esses jogos não são simulações, mas sim os verdadeiros jogos que apareceram nos arcades.

O propósito do MAME é preservar essas primeiras décadas da história dos jogos de arcade. Enquanto a tecnologia dos jogos avança, o MAME impede que esses importantes jogos "clássicos" sejam esquecidos e perdidos.

Existe ainda uma política proposta pelo desenvolvedor (e expressa no readme.txt que vem junto com o aplicativo) de que somente jogos com mais de 3 anos de mercado possam ser adicionados à lista de compatibilidade do MAME. Isso, segundo ele, evita que o emulador concorra diretamente com as empresas desenvolvedoras dos jogos (uma vez que os jogos são fáceis de se conseguir na Internet).